Etapas do planejamento financeiro empresarial

O planejamento financeiro empresarial projeta o futuro da situação financeira do negócio, definindo exatamente o que é necessário fazer. Não importa qual seja o seu mercado ou nicho, sendo sempre baseado em dados, análises e resultados confiáveis.

Com ele podemos definir diversos pontos como o fluxo de caixa futuro e as margens de lucro da empresa, assim como servir de base para cada decisão ou estratégia que precisa ser colocada em prática.

Conheça as principais etapas na formulação deste planejamento e a importância de cada uma delas:

1 – Entenda a situação atual do negócio

O primeiro passo é entender a realidade da empresa, o que limita seu crescimento e a qualidade de sua gestão.

Muito além de observar o faturamento, é necessário realizar um verdadeiro raio-x do negócio, unindo dados, resultados e desafios passados e comparando informações, sem esconder ou ter medo de qualquer número desfavorável.

2 – Defina seus objetivos

Entendendo onde a empresa se encaixa no mercado e em sua realidade, chega a hora de definir os próximos passos. Isso é, quais tarefas precisam ser realizadas, modelos que necessitam de alteração ou melhoria.

Muitas vezes o objetivo de uma empresa não é simplesmente lucrar mais, e sim pagar uma dívida, crescer em um ritmo específico por um certo período, economizar nas despesas, entre diversas outras motivações, todas possíveis com uma boa análise do negócio.

3 – Projeção e controle

Com seus objetivos definidos a partir de dados confiáveis, se torna possível projetar o fluxo financeiro futuro conforme as metas, mudanças e soluções pensadas anteriormente.

Porém, muito além de analisar e projetar, é essencial controlar cada meta e desafio, acompanhando e analisando constantemente os dados e resultados.

O planejamento financeiro pode, além de definir a realidade e o momento exato da empresa, estipular os objetivos futuros e possíveis oportunidades do seu negócio, possibilitando ainda mais confiança em cada ação e em cada desafio conquistado.

Quer conhecer mais sobre o planejamento financeiro empresarial e ter um feito especialmente para a sua empresa? Entre em contato agora com um de nossos profissionais e encontre a melhor solução para a realidade do seu negócio!