Saiba definir o valor do seu produto!

Com o mercado em expansão, os empreendedores buscam sempre por inovações que mostrem o seu diferencial, além de procurar oferecer melhorias.  

Mas é preciso ter muito cuidado com o que você irá implementar em seu negócio. Por exemplo, quando falamos de valor, estabelecer preços muito baixos é um grande impedimento na hora de aumentar os lucros.

O preço do seu negócio é algo que pode levar a sua empresa ao sucesso ou à falência. Então, é fundamental que você precifique seu produto da forma certa! Para fazer isso, considere os seguintes itens: 

  • Custos diretos de produção ou fornecimento de serviços
  • Custos indiretos
  • Valores da concorrência
  • Diferenciais da sua empresa

Além disso, faça cálculos considerando os gastos de produção ou manutenção, para não gastar mais com isso do que receber de retorno com as vendas. Para isso, crie uma planilha: insira custos como matéria-prima, mão de obra, embalagem, manutenção de máquinas e equipamentos. Depois, acrescente as despesas, ou seja, aquilo que não está diretamente ligado ao produto/serviço, como aluguel, conta de gás e de luz.

É necessário também entender quais deles são fixos, que independem do volume de produção e vendas, e quais são variáveis. Assim como custos mensais que não estão atrelados à performance, como salário da equipe, que são fixos, além de outras variáveis, como material de fabricação.

Ao definir o valor do seu produto ou serviço, é preciso que esse processo seja realizado de forma estratégica, pois toda estratégia é elaborada a partir de análises que demandam tempo, dedicação e custos operacionais. Com isso, você terá mais segurança, conhecimento do seu negócio e a situação na qual sua empresa está posicionada, te possibilitando a tomar decisões mais assertivas para a lucratividade e crescimento da sua empresa

Mesmo que você esteja começando o seu negócio e o seu investimento inicial seja baixo, manter o controle financeiro, obter um bom planejamento e ter atenção ao mercado trará mais firmeza para seu investimento